Superando o insuperável…..

Superando o insuperável…..

conflitosConfesso que,  quando decidi escrever sobre este tema,  foi por todo o convívio com o “novo” que hoje estou a viver…..

A própria palavra “mudança” já causa um stress natural em nosso modus operandi. Seja de qual for a esfera ( pessoal, profissional ou sentimental), o desafio de superar concepções formadas ou pré-conceitos enraizados , será sempre intenso.

E, nesta seara repleta de ideais , uma constante insiste em imergir : Conflitos !

Obviamente o fato de abstrair sua existência é a maneira mais fácil de lidar com ele.

Porém, você já se fez esta pergunta :  Estou agindo no ” que ” ou estou agindo no “como” ?

Posso dizer por experiência própria, que, o aprendizado da vida consiste em duas grandes vertentes : aprendemos pelo amor ou aprendemos pela dor. Se, no processo do amor o aprendizado é mais prazeroso, sua absorção é mais difícil. Deter o “radar social” para compreender os fatos é um exercício que necessita uma enorme maturidade. Em contraposição, o aprendizado pela dor possui cunho mais traumático, porém, seu ensinamento perpetua e marca … talvez até pela eternidade.

Se posso conceder um conselho – pelas situações que já presenciei, aprendi e compartilhei-digo : Reflita cada vez mais em “como” lidar com as adversidades. Elas sempre existirão ! Quer você queira, quer você não… Saber que existem já é um bom sinal. Porém, admitir que pontos de vista distintos , percepções e sentimentos enaltecidos podem causar consequências irreparáveis, pode contribuir para seu processo de amadurecimento.

Não deixe a miopia do “que” (problema) ofuscar sua assertividade (“como”) em tratar a causa raiz. Se, todos os relacionamentos que temos, são provenientes de reciprocidade e vontade, esteja certo (a) que vêm acompanhados de desejos, anseios e afins. Muitas vezes todos estes elementos são opostos ao que você admite como correto. E, o que você admite como correto, é mesmo correto ? A resposta desta pergunta está em sua própria experiência de vida ( e de idas e vindas… de erros e acertos).

Adicione em seu repertório doses consistentes de paciência, reflexão, empatia e sabedoria.

O resultado ?

Bem, este prefiro que você mesmo me diga……

Sucesso Sempre !

Jose Carlos

Administrador, gestor de pessoas e de processos comerciais. Especialista em negociação avançada e compostos estratégicos de Marketing. MBA em desenvolvimento humano de gestores.

Você deve estar logado para postar um comentário