Os cafés de cada dia ….

Os cafés de cada dia ….

business-men-drinking-coffeeRecebi a indicação deste artigo de um grande profissional que conheço… De propriedade do CEO  da Imperative (plataforma tecnológica de multi culturas ) – Aaron Hurst – ele trata dos pilares básicos de construção de relacionamentos e sentimentos .

A satisfação no trabalho é baseada em torno de três fatores principais: os relacionamentos que você forma, o sentimento de realização frente ao impacto das atitudes e o crescimento generalizado .

Independentemente que seja o Primeiro dia , o dia 91, ou que complete 10 anos em uma organização : relacionamentos, impacto e crescimento são as chaves para o sucesso em qualquer posição, em qualquer nível. Desenvolvendo ativamente esses três fatores certamente a satisfação com o bem estar pessoal e profissional será atingido.

Aqui estão algumas idéias de como começar relacionamentos maximizando impacto e crescimento pessoal nos #primeiros90dias de seu trabalho.

Construa relacionamentos

Sua empresa contratou você porque apresentou uma boa qualificação para tal. Eles provavelmente também escolheram você porque o enxergam apto a posição .

Quanto maior sua pró-atividade na construção de relacionamentos no trabalho (de forma iminente e imediata), melhor será para você –  pessoalmente e profissionalmente.

Assim :

  1. Tome bastante café : Faça deste hábito – tomar café com uma pessoa por dia  – todos os dias do seu primeiro mês. Se possível faça a “gentileza” de pagar e exerça o tempo para entender o que seus colegas amam sobre o trabalho e a organização do qual estão inseridos .
  2. Características individuais :  Você provavelmente vai encontrar muitas (novas) pessoas no seu primeiro mês. Quando conhecê-las, anote seu nome e algumas características perceptíveis que se destacam. Isso irá ajudá-lo a construir relacionamentos rapidamente.
  3. Encontre pilares : Faça uma lista das pessoas na organização que você tenha encontrado empatia e que possam te agregar no sentido profissional e pessoal. Pessoas das quais a  energia própria tenha sinergia com sua personalidade.
  4. Comemore! :  Encontre uma maneira de celebrar publicamente os trabalhos e feitos de sua equipe. Não precisa ser no sentido literal da palavra, como fogos de artifício (rs). Pequenos detalhes e gestos, como um comentário em uma reunião ou um e-mail para o time, são cabíveis para tal.

Maximize o Impacto

Todos tem a oportunidade de causar impacto positivo na organização dia-a-dia . Você só precisa saber o “caminho das pedras”

  1. Saiba o porquê : Como você está iniciando em uma nova cultura, o foco deve ser em aprender não apenas o “como”, mas também o “porquê” de cada tarefa ou de cada projeto , além do tempo necessário para compreender o impacto da entrega na equipe e seus clientes. Não comece algo até que você tenha claro o “porquê” de sua necessidade.
  2. Esteja presente : Pergunte a si mesmo “O que posso fazer para minha empresa hoje?” E “O que os meus colegas / gestores / clientes precisam de mim hoje?” No início se faz necessário  oferecer novos insights à frente de uma tarefa ou simplesmente ser solidário com o seu colega de trabalho , pequenos gestos podem causar grandes impactos.
  3. Se doe : Encontre alguém que você possa orientar. Procure entender detalhes pessoais. Saiba mais sobre seus sonhos e aspirações. Mentores não tem que ser executivos ou gerentes, e sim entendedores do ser humano.

Cresça , Cresça , Cresça !

Cada novo trabalho tem uma curva de aprendizado. Alguns dias você pode se sentir sobrecarregado com novas informações, enquanto outros dias você pode sentir que é um profundo conhecedor e mestre de suas atividades. A busca  ativa e constante de  oportunidades de crescimento pessoal vai ajudar a mantê-lo e sentir-se envolvido , além de energizado. Não tenha dúvidas que isso é e será percebido por todos que o rodeiam.

  1. Procure aconselhamento e novos conhecimentos : Das pessoas que relacionar e estabelecer empatia mútua, busque conselhos e acompanhe o processo de “agir” imediatamente. Mostre que você é alguém que vale a pena investir e que as informações e conselhos recebidos são realmente foco de ação.
  2. Crie um contexto visual : Desenvolva em seu espaço de trabalho um visual marcante e que possa despertar nas pessoas curiosidade ou até lembrança. Algo que possa te tornar referência no ambiente de trabalho.
  3. Termine o dia com o pé direito : Exercite o ato de , ao findar de cada dia, partilhar com alguém fora do trabalho suas experiências(por exemplo, cônjuge, irmãos,amigos, etc.). O que te inspirou? O que você desafiou? O que fez você sorrir? O início dessas conversas com este propósito, pode ajudar seus colegas refletirem  sobre o seu próprio crescimento pessoal também.
  4. Lute veementemente contra o piloto automático : Talvez o mais importante ! Exercite a prática de sair do convencional. “Respire”ar puro (de preferência do lado de fora do escritório), pelo menos uma vez por dia , faça coisas inusitadas que possam te auxiliar no processo criativo, critique o modelo mental pré-existente.

E Lembre-se: nunca é cedo demais nem tarde demais para buscar o significado e o engajamento que você precisa. Como diz o clichê, hoje é o primeiro dia do resto de sua carreira. Faça mais a cada dia, faça diferente a cada dia !

Sucesso sempre !

JC

Jose Carlos

Administrador, gestor de pessoas e de processos comerciais. Especialista em negociação avançada e compostos estratégicos de Marketing. MBA em desenvolvimento humano de gestores.

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